quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Jovens receberão formação profissional em software livre

Capacitar e integrar universitários para oferecer consultorias em software livre e combater a “pirataria” de programas proprietários instalados, em larga escala, principalmente nas pequenas empresas e residências dos municípios da região do Cariri, será um dos pontos a serem desenvolvidos com a formação da Comunidade Cariri Livre, que será formalizada no dia 20 de novembro, na Faculdade Leão Sampaio.

Em parceria com o Governo do Estado do Ceará, por meio da pasta da educação, jovens das escolas profissionalizantes dos municípios de Mauriti, Brejo Santo, Juazeiro do Norte, Barbalha, Crato, Campos Sales e Iguatu, irão participar com programação especial voltado para conhecimento teórico e de minicursos como PHP, POSTGRESQL, Joomla e Edição de imagens. Os alunos do projeto e-jovem devem participar do evento como forma de conhecer os sistemas operacionais livres e suas aplicações.

Os universitários irão aprender também noções de empreendedorismo, buscando a formação adequada para a construção de uma rede de técnicos altamente capacitados para viabilizar o suporte e a instalação de programas em plataforma aberta. Os jovens empreendedores irão instalar software na casa das pessoas, empresas, indústrias, combatendo a pirataria. Conseqüentemente, os novos empreendedores terão maior capacidade para prestarem novos serviços, ampliando suas oportunidades de emprego.

Com a presença de representantes das empresas, indústrias, instituições de ensino, instituto de pesquisa e representantes das prefeituras da região será possível apontar as principais necessidades e as atuais carências de sistemas operacionais que servem ara otimizar e facilitar as ações dentro e fora das instituições. A comunidade Cariri Livre vai ameninar essa demanda e oferecer serviço e mão de obra especializada.

Inscrições

As inscrições para participar do I Cariri Livre estão abertas e podem ser feitas até o dia do evento no site www.caririlivre.blogspot.com. Podem participar prefeitos, gestores, técnicos de informática, estudantes, pesquisadores e demais interessados na área de gestão pública e privada por meio de softwares livres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário