quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Software Livre e-cidade e Prefeitura Livre serão temas de debate em Juazeiro do Norte

Com foco no Ecossistema do Portal do Software Público Brasileiro, forma de licenciamento e comparação de técnicas de desenvolvimento de sistemas, que o Coordenador do Grupo de Interesse de Municípios do Portal de Software Público e Ministério do Planejamento, Luis Fernando Sâmia, irá abordar durante sua participação no 1º Cariri Livre, encontro de gestores e estudantes para discutir Software Livre, no próximo dia 20 de novembro, na Faculdade Leão Sampaio, em Juazeiro do Norte, Ceará.

Com a implantação de software livre nos órgãos públicos é possível enxergar resultados como transferência de conhecimentos, redução de custos no desenvolvimento e implantação, reutilização de códigos, aproveitamento da mesma solução por diversos órgãos, além de beneficiar a sociedade com o bem software. Essas ações são desenvolvidas com o propósito de gerar o máximo de benefícios para as empresas.

Um dos softwares disponível é o e-cidade que é uma solução de gestão municipal destina-se a informatizar a gestão dos Municípios Brasileiros de forma integrada. Esta informatização contempla a integração entre as pastas municipais: Prefeitura Municipal, Câmara Municipal, Autarquias, Fundações e Secretarias.

Outro software bem conhecido entre as gestões públicas é o Prefeitura Livre, por ser uma solução de gestão municipal que implementa os principais conceitos associados ao Cadastro Técnico Multifinalitário (CTM) e ao Geoprocessamento Corporativo. Dentro dessas aplicações podem constar os módulos: tributário, contábil, recursos humanos, financeiro, patrimonial, saúde e educação.

Segundo o Coordenador do Grupo de Interesse de Municípios, Luis Fernando Sâmia, essas iniciativas têm gerado bons resultados as gestões, principalmente, no âmbito municipal. “No caso de softwares livres, e-cidade e Prefeitura Livre, como não existe uma entidade que detenha os direitos de propriedade sobre o código fonte dos programas, não existe possibilidade de um determinado produto seja descontinuado, seguindo a conveniência comercial do fornecedor do sistema”, completou.

As vantagens na adoção de software livres, cujas características mais importantes são: a liberdade de uso, cópia, modificações e redistribuição estão ao alcance de todos. Com essa abordagem o evento vai mostrar as novas tecnologias utilizando software livre, as tendências do mercado de TI, e principalmente, a falta de mão de obra especializada nos estados brasileiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário