segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Encontro apresenta soluções na área de Software Livre para gestores do Cariri

Durante todo o dia 20 de novembro, Gestores de Tecnologia da Informação estarão reunidos no 1º Cariri Livre, Encontro de Software Livre que acontecerá na Faculdade Leão Sampaio, sede Lagoa Seca. O evento vai debater e apresentar os principais caminhos para a modernização das prefeituras, ONGs, empresas e indústrias interessadas em gestão de projetos e desenvolvimento de software por meio de aplicações livres e das novas tecnologias.

Com o objetivo de difundir a cultura da informática e disseminar o uso dos chamados Softwares Livres em todas as suas distribuições, plataformas e opções de configuração, o evento pretende promover um impacto social colaborativo com a produção e desenvolvimento de softwares e técnicas pedagógicas a partir das parcerias com institutos de pesquisa e órgãos com representatividades na região, por meio de palestras, oficinas, mesas redondas e minicursos.

A cerimônia de abertura do Encontro acontece às 8h, com apresentação do conhecimento básico dos pacotes operacionais livres e de implantações na região do Cariri, como é o caso do case da Universidade Federal do Ceará, que será apresentado pelo coordenador de tecnologia da informação da

UFC, Campus Cariri, Ildisvan Araújo. Ele vai mostrar os benefícios e a otimização dos gastos após a implantação do pacote BrOffice.

Com foco nas gestões públicas o evento reservou a Agenda de Negócios que vai apresentar os modelos de software implantado pela Prefeitura de Fortaleza, Governo do Estado do Ceará, Serpro e Portal de Software Público Brasileiro, este com ações desenvolvidas em todo o país apoiado pelo Ministério do Planejamento.

O Portal do Software Público trata do ambiente 4C-Colaboração, Comunidade, Conhecimento e Compartilhamento. A primeira comunidade temática do Portal do Software Público dedica-se ao tema de tecnologia da informação para os municípios - 4CMBr e a segunda comunidade, que agrega o "C" de Confiança trata do tema qualidade de software - 5CQualiBr.

Segundo o jornalista e responsável pelo encontro, Vicente Araújo, as instituições sabem da responsabilidade de inserir os jovens adolescentes no mercado de trabalho que não consegue suprir a demanda de empregos. “Esse encontro vai mostrar todas as possibilidades reais de facilitar a tomada de decisões, baseada em relatórios gerados pelos softwares que vão soar como música aos gestores, prefeitos, empresários e mais antenados na área”, disse Vicente.

Durante todo o dia, especialistas e técnicos na área de software livre aplicado à gestão pública, instituições e indústrias apresentarão cases e discutirão propostas para que o mercado tome conhecimento da importância da implantação de sistemas operacionais e softwares que facilitem a comunicação e aumente os resultados dentro e fora da instituição, por meio de ferramentas desenvolvidas por estudantes das áreas de tecnologia da informação que farão parte da Comunidade Cariri Livre.

Para a coordenadora do curso de análise e desenvolvimento de sistemas, Eva Campos, com a formação da comunidade espera-se atender as necessidades primárias e secundárias da região como forma de colaborar para o crescimento tecnológico na região do Cariri. “O momento é propício e está se tornando um pólo econômico de grande influência no Estado do Ceará. Com a capacitação dos universitários será possível desenvolver software que atenda inicialmente pequenas demandas de operacionalização interna”, completou.

Formação

O I Cariri Livre 2010 debaterá o tema: EM BUSCA DO CONHECIMENTO e contará com a presença de renomados palestrantes representando instituições e órgãos públicos como Universidade Federal do Ceará, Governo do Estado do Ceará, Serpro, Portal de Software Público Brasileiro, Banco do Nordeste, Instituto Federal Tecnológico do Ceará, Faculdade Leão Sampaio, Instituto Ananduá, Cejug, Escolas Profissionalizantes do Estado, Senai, Sesi, Sefaz, etc.

As escolas profissionalizantes e turmas do e-jovem dos municípios da região estão organizando caravanas para participar do primeiro encontro de software livre da região gerenciadas pela Secretaria da Educação do Estado. Para inscrever e confirmar é necessário enviar email para caririlivre2010@gmail.com com a lista dos participantes. Para adquirir o passaporte, o participante deve doar 2 quilos de alimentos não perecíveis que serão doados para instituições carentes.

Inscrições

As inscrições para participar do I Cariri Livre estão abertas e podem ser feitas até o dia do evento no site www.caririlivre.blogspot.com. Podem participar prefeitos, gestores, técnicos de informática, estudantes, pesquisadores e demais interessados na área de gestão pública e privada por meio de softwares livres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário