terça-feira, 23 de novembro de 2010

Juazeiro do Norte sediou encontro de Software Livre do Cariri

Com o objetivo de difundir a cultura da informática e disseminar o uso dos chamados Softwares Livres em todas as suas distribuições, o 1° Cariri Livre reuniu em Juazeiro do Norte, no último dia 20, estudantes do projeto e-jovem e de escolas profissionalizantes, universitários, gestores de TI e representantes de empresas e indústrias da região. O encontrou aconteceu na Faculdade Leão Sampaio, sede Lagoa Seca, com uma estimativa de 600 participantes.

Com foco nas gestões públicas o evento apresentou na Agenda de Negócios cases de implantação de software de gestão que otimiza os gastos e gerencia e acompanha as ações dentro e fora da instituição pública, como é o caso do relato da Prefeitura de Fortaleza, Governo do Estado do Ceará, Serpro e Portal de Software Público Brasileiro.

Em um dos momentos, no auditório participaram estudantes e universitários que tinham o mesmo objetivo, buscar conhecimento e canais de capacitação na região como forma de aprimorar as técnicas e saber como investir e utilizar sistemas operacionais livres. O evento debateu e apresentou os principais caminhos para a modernização das prefeituras, ONGs, empresas e indústrias interessadas em gestão de projetos e desenvolvimento de software por meio de aplicações livres e das novas tecnologias.

Para a coordenadora do curso de Análise de Sistemas, Eva Campos, o momento foi propício para discutir as formas básicas do SL e suas características. “Os estudantes estão passando por um processo de formação, como o mercado também, enquanto instituição devemos criar esses debates e levar conhecimento e o encontro propôs a ideia que aconteceu no momento certo”, disse Eva.

Entre os especialistas e representantes de empresas e indústrias que foram prestigiar o evento, apoiaram a ideia da criação de uma cooperativa como forma dos integrantes se inserirem no mercado de trabalho competindo de igual valor. Para Alcides Marcelo, diretor de comunicação e marketing da CDL, afirma que os estudantes estão bem orientados e instruídos, devem ter acompanhamento e buscar qualificar-se para oferecer serviços diferenciados.

Com o apoio do Banco do Nordeste, a cooperativa formada pelos estudantes irá desenvolver projetos com o objetivo de concorrer a editais públicos e privados, a fim de desenvolver software de gestão, voltados para empresas e pequeno e médio porte. “Já fazemos essa interação homem máquina em projetos de inclusão digital, nossa maior dificuldade é aceitação de mercado, visto que a região não tem a cultura do uso de software livre”, completou Francisco Filho, diretor do Instituto Ananduá.

Dentro do escopo público, o Portal de Software Público e Serpro, deram sua contribuição e detalhou para os sistemas já desenvolvidos por instituições governamentais que disponibilizam sistemas e servirão como base de conhecimento e exemplo para os jovens aprendizes. Luis Fernando Samia e José Carlos Vital participaram do evento representando as instituições, respectivamente.

O I Cariri Livre debateu o tema: EM BUSCA DO CONHECIMENTO e contou com a presença de renomados palestrantes representando instituições e órgãos públicos como Universidade Federal do Ceará, Governo do Estado do Ceará, Serpro, Portal de Software Público Brasileiro, Banco do Nordeste, Instituto Federal Tecnológico do Ceará, Faculdade Leão Sampaio, Instituto Ananduá, Cejug, Escolas Profissionalizantes do Estado, etc.

Fotos do evento clique AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário